segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Quem quer ser um milionário...

Um grupo de criminosos cava um túnel e furta cerca de R$10 mi de uma transportadora de valores na zona oeste de São Paulo



Um dia vou ser milionário. Sei lá como. Ok, confesso: sempre que posso faço meu joginho na Mega-Sena - nunca acertei uma quadra – mas um dia pode dar certo. Ah, falando em jogo, você viu a final do Campeonato Brasileiro? Emocionante, não? O Flamengo, campeão, levou milhões para Gávea.

Aposto que às 17hs do domingo você estava acompanhando de alguma forma o desenrolar da última rodada. O “bicho pegando” no país inteiro. Neste mesmo horário, o segurança de uma transportadora de valores, que também acompanha a loteria que é o futebol nacional, ouve um barulho estranho vindo da direção da sala onde está o cofre da empresa. Ele pensa: “deve ser nada de mais. São fogos de artifício na rua. Torcedores”.

Naquele momento, nascia pelo menos mais um milionário no Brasil.

23h. Domingo, 7 de dezembro de 2009. Neste dia chego mais cedo à redação. Por lá sete pessoas prontas para o final do plantão e troca de turno. Penso: “Mais uma segunda-feira que deve ser tranquila. Devo ficar atento apenas com os palmeirenses, que pretendem fazer manifestações em frente ao Parque Antárctica”. Ler e-mails, colocar a conversa em dia e eis que toca o telefone. No outro lado da linha a informação: “Meu (com sotaque paulista), temos um caso complicado!”. Peguei os dados iniciais e rumo à Rua José Mascaro, na Vila Jaguara, zona oeste.

16,2 KMs depois estou lá, o segundo a chegar ao local da ocorrência por parte da imprensa (lá já estava um cinegrafista amador). Na rua também havia uma viatura da PM com dois soldados preservando uma casa, que não quiseram dar mais detalhes do caso. Pois bem, fui ao 33º DP.

Na delegacia as coisas começam a clarear. Um homem de calça jeans clara e camiseta amarela, aparentemente abalado, conversa com dois PMs já conhecidos de outras ocorrências. Minutos depois descubro que aquele homem é o dono da transportadora que acabara de ser invadida. Não quer conversa. Ok, respeito a situação.

Um dos policiais militares me chama de canto e passa as informações em off: “É o seguinte: os caras – não sei quantos – compraram uma casa (há quatro meses) na Rua José Mascaro, cavaram um túnel até a empresa Transnacional Transporte de Valores e Segurança Patrimonial Ltda., no número 54 da Praça Barão de Ibirocaí, e fugiram pelo mesmo túnel com cerca R$10 mi, mas ainda não temos o valor exato.



Volto ao local da ocorrência e a situação é outra: a informação vazou e todos os amigos da imprensa paulistana já tinham chegado.

Nenhum policial fala, o dono não fala, funcionários não falam, quem fala? Neste momento aparece na porta de casa (ao lado da “residência dos bandidos”) a dona de casa Regiane Nascimento. Negocio a entrevista e ela dá informações importantes para a história:



Minutos depois chega a perícia e o delegado da Delegacia de Roubo a Bancos do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (DEIC), que – como de costume – não grava entrevista. Caso fechado, vamos para o ar...

Segundo a polícia civil, na casa que serviu como ponto de partida do túnel foram encontrados um mapa com o esquema da fuga, algumas notas de dinheiro espalhadas pelo chão e vários sacos com terra. As paredes tinham sido pintadas para esconder impressões digitais dos bandidos. O túnel tinha cerca de 100 metros de comprimento, 1 metro de largura e 1 metro de altura. Ele era escorado por peças de aço para não desmoronar. Foram cerca de quatro meses para ele ficar pronto. Para seguir em linha reta, provavelmente os ladrões usaram GPSs com coordenadas exatas do local onde estava o cofre. Para não chamar a atenção, os bandidos colocaram enfeites natalinos no quintal. A fuga foi realizada em pelo menos um carro com baú. Parte das câmeras do circuito interno de segurança estava desligada. Tudo leva a crer que algum funcionário da transportadora de valores também ficou milionário. Ninguém foi preso até o momento. Ah, quarta-feira tem Mega-Sena acumulada. Quem quer ser um milionário?

Um comentário:

  1. Só no Brasil, né???
    Zé, nosso Obama!! O orgulho da ZL..hehehe
    Sabe q o meu pai é super seu fão até aumenta o rádio qdo vc fala?? Rsrsrsrs

    Bjos!

    ResponderExcluir